Nuno Miguel Soares Banza, licenciado em Engenharia do Ambiente e Mestre em Ordenamento do Território e Impactes, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Foi técnico superior no Instituto da Conservação da Natureza (atual ICNF, I. P.), tendo sido o responsável da especialidade de engenharia do ambiente nos trabalhos dos Planos de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado.
Foi técnico superior da Câmara Municipal do Barreiro, tendo sido responsável pela coordenação do Plano Municipal de Ambiente do Barreiro.
Foi o responsável pela candidatura ao Programa Comunitário que financiou a criação da Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, da qual foi Diretor Técnico.
Foi fundador da Reserva Natural Local da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, da qual foi o primeiro Presidente da Comissão Diretiva.
Desempenhou na Inspeção Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território o cargo de Inspetor-Geral.
Desempenha o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. desde maio de 2019.